terça-feira, 19 de outubro de 2010

Plano de aula - Animais

ANIMAIS DOMÉSTICOS E SELVAGENS
Plano de Aula

Idade: 04 e 05 anos

Duração: 45 minutos

Situação significativa: Partindo dos comentários das crianças sobre seus animais de estimação percebe-se a necessidade de trabalhar os animais domésticos.

Objetivos gerais:


- Conhecer os animais domésticos da turma;
- Conhecer a alimentação desses animais;
- Diferenciar animais domésticos de selvagens.

Objetivos específicos:

- Trabalhar com tipos de animais domésticos e selvagens;
- Escrita dos nomes dos animais;
- Ordem alfabética;
- Formação de frases;
- Separação de sílabas.

Linguagens:

- Linguagem oral;
- Linguagem visual;
- Linguagem escrita.


Ação educativa utilizando o site: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/caes.htm cada criança com auxílio da professora irá pesquisar sobre seu animal de estimação.Caso não tenha um animal pode pesquisar sobre um de sua preferência.Utilizando também o site http://www.brincar.pt/jogos/jogos-de-meninas/enfeitar_animais_domesticos_cuidar_do_gato.html as crianças irão jogar os jogos que são vários como: cuidar do gato, vestir os animais.Trabalhar com as crianças a importância de cuidar dos animais, pois eles necessitam cuidados como nós, cada criança irá desenhar em um painel coletivo o seu animal de estimação ou o de sua preferência.

Avaliação: A avaliação será individual considerando a participação e interesse de cada criança.

Materiais didáticos utilizados:
-Papel pardo;
-Giz de cera;
-Fita crepe.








Conheça as diferenças entre animais silvestres ou selvagens e animais domésticos:
O que são animais silvestres ou selvagens?

São considerados animais silvestres (ou selvagens) todos os animais que vivem ou nascem em um ecossistema natural - como florestas, rios e oceanos. Existem animais silvestres nativos – brasileiros - e exóticos - de outros países. Lobo-guará, onça-pintada, mico-leão-dourado, piranha, boto, curió, papagaio e capivara são exemplos de animais silvestres nativos. São animais silvestres exóticos leão, tigre, elefante, pavão, canguru e outros animais que não fazem parte da fauna brasileira.

Existem também os animais da fauna nativa do Brasil que são criados em ambiente doméstico. Estes devem ser devidamente autorizado pelo IBAMA.

Animais domésticos são aqueles que não vivem mais em ambientes naturais e tiveram seu comportamento alterado pelo convívio com o homem. Os cavalos, por exemplo, são animais domésticos e dependem dos homens para alimentação e abrigo. Os homens, por sua vez, começaram a criar cavalos, pois precisavam deles para transporte. Por isso, dizemos que há uma relação de dependência mútua entre animais domésticos e seres humanos.

O que fazer se você encontrar um animal silvestre perdido?

Caso ele esteja machucado, ligue para o zoológico mais próximo ou para alguma entidade de defesa e proteção animal. Caso não existam essas instituições por perto, entre em contato com a prefeitura do município e peça ajuda à Secretaria de Meio Ambiente ou ao departamento responsável pela Vigilância Sanitária. O trabalho de ajuda e socorro ao animal, seja ele de qualquer espécie, deve sempre ser feito por veterinários ou funcionários de entidades de proteção animal, pois uma pessoa despreparada pode machucar ainda mais o bichinho.

O que fazer se encontrar alguém vendendo um animal silvestre (capturado da natureza)?

Se você encontrar alguém vendendo ou mantendo um animal silvestre preso em casa sem autorização do IBAMA, deve denunciar a este órgão pela "Linha Verde" de atendimento 24 horas: 0800-618080; ou à Rede Nacional de Controle de Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), por e-mail: renctas@renctas.org.br.

Como identificar se um animal que vi preso em algum lugar é silvestre (capturado da natureza) ou é doméstico?

Para pássaros, existe um anel de metal na pata para identificação. Para outros animais são diversas as formas de identificação. Geralmente, um animal nativo do Brasil nascido em ambiente doméstico acompanha uma Nota Fiscal ou uma relação de pássaros emitida pelo IBAMA.

Um comentário: